Sobre o
GLEN
A história do Grupo Latinoamericano de Estudos em Neuroendoscopia (GLEN) iniciou-se em 2005. Em dado momento, colegas neurocirurgiões de diferentes países da América Latina acompanhavam o desenvolvimento das técnicas neuroendoscópicas e vislumbravam a necessidade de se organizarem para promover o acesso e o avanço das técnicas em nossa região.
No dia 07 de setembro de 2005, treze neurocirurgiões pioneiros reuniram-se em Varadero, Cuba, no que foi o Primeiro Simpósio Latino-Americano de Neuroendoscopia. Nessa oportunidade, assinaram os documentos constitutivos do GLEN, que estabeleceram os objetivos de difusão, ensino e apoio ao desenvolvimento da neuroendoscopia e a intenção de se realizar o Congresso Latino-Americano de Neuroendoscopia a cada dois anos. Em 2008 o GLEN foi admitido como grupo membro da International Federation of Neuroendoscopy (IFNE).
Desde o início, além dos congressos bianuais, o GLEN confere suporte a diversas atividades científicas voltadas ao ensino e ao aprimoramento da neuroendoscopia na América Latina, seja ventricular, da base do crânio ou, mais recentemente, da coluna vertebral. Membros do grupo também contribuem regularmente com projetos de ensino em outras partes do mundo.
Os membros do GLEN entendem que ainda há uma grande disparidade de tratamento em diferentes regiões da América Latina e enxergam a necessidade de discutir diferentes abordagens para suprir a demanda de toda nossa população. O presente congresso trará uma excelente oportunidade para avançar nessas discussões. O GLEN convida mais neurocirurgiões a abraçar essa ideia e se juntarem ao grupo.